Parque Shangai, Conheça a história desse cinquentão mais que divertido. | Alternativa RJ

Em uma cidade em constante mudança, o Parque Shangai, na Penha/RJ, segue como um dos poucos pilares de consistência. Conhecido de várias gerações, este balzaquiano mantém o ar juvenil, alegrando toda a família.

O parque fixo mais antigo do Rio de Janeiro, considerado um dos primeiros parques temáticos brasileiro e fundado em 1919, o parque Shangai nasceu como uma trupe itinerante, circulando por todo o pais. Em 1934 foi montado no terreno onde hoje encontra-se o Aeroporto Santos Dumont.  Nos inicio da década de 40, sua transferência para o bairro de São Cristóvão, alegrou os visitantes da Quinta da Boa Vista até sua ultima mudança em 1966, para os pês da igreja da Penha. Ali, encontrou seu espaço na vida do carioca, principalmente no coração dos moradores da região em torno da Penha, e neste ano completa seus Cinquentinha no mesmo ponto da Penha. Depois de uma década de declínio de clientes devido a violência no seu entorno, retomou desde 2010 seu crescimento, com a implementação das UPP – Unidades de Policia Pacificadora no Morro do Alemão.

Em 2019 o parque comemora 53 anos que esta instalado na Penha, Nesse meio século, muitas famílias riram e se encantaram com seus brinquedos, tão tradicionais. Hoje o parque possui uma áurea cool, que remete a uma cidade que não existe mais, mas que em muitos aspectos gostaríamos que ainda fizesse parte do nosso cotidiano. Se você participou desta época ou se quer respirar deste clima, o Parque Shangai na Penha é uma ótima opção para uma viaje no tempo.

DICAS:

* Antes de seguir para o parque, vale a pena confirmar o horário de funcionamento, pela pagina do facebook ou pelo telefone do parque

* Procure visitar o parque no sábado, próximo do horário de abertura

* Ainda que a região esteja pacificada, o melhor é não se alongar pela noite. Também vale, assim como para toda a cidade, não ostentar nenhum objeto de valor

* Não deixe de dar uma volta no trem fantasma, maravilhosamente trash, o Intreprise, um clássico local e para os baixinhos, uma volta no elefantinho, que tem o Mickey como regente.


Endereço e funcionamento:

Parque Shanghai | Largo da Penha, 19, Penha

Tel: 021 2270-3566

Qui-Sex:

18:00 às 22:00

Sáb-Dom:

14:00 às 22:00




(Fonte: parques de diversões)
 
Top